Dicas para Montagem das Lajes

Definição:

-As lajes são estruturas destinadas a servirem de cobertura, forro ou piso para uma edificação. As lajes pré-moldadas são constituídas por vigas ou vigotas de concreto e blocos conhecidos como lajotas ou tabelas. As lajotas e as vigotas montadas de modo intercalado formam a laje. O conjunto é unido com uma camada de concreto, chamada de capa, lançada sobre as peças.

 

-As lajes pré-moldadas comuns geralmente vencem vãos até 5m entre os apoios. Em geral, os seus comprimentos variam de 10cm em 10cm. Outro tipo de vigota conhecida é a vigas treliçadas, utilizam vergalhões Soldados entre si formando uma treliça. Essa laje pode vencer vãos de até 12m entre apoios.

A execução das lajes pré-moldadas é muito rápida e fácil, mas o fabricante deve fornecer o projeto completo da laje, incluindo as instruções de montagem, a espessura da capa de concreto e os demais cuidados que devem ser seguidos à risca.



Laje Treliçada:

-A laje treliçada possui como armadura uma estrutura metálica denominada treliça que é fundida a uma base de concreto formando assim, a vigota. As medidas são em média as seguintes: Viga ou vigota treliçada Podem ser compostas com blocos de diversos materiais, mas os mais Utilizados são os de concreto e, principalmente, os cerâmicos (lajotas). Após a montagem, que é feita da mesma forma que a laje comum, a laje fica da seguinte forma: Como parte da armadura da vigota fica exposta o concreto da capa que é lançado após a montagem da laje, envolve totalmente a treliça favorecendo a aderência, evitando assim, o aparecimento de trincas na laje. Este tipo de laje pode ser utilizado tanto em obras grandes que necessitam de uma resistência maior ou são necessários vãos maiores (neste caso são usadas treliças maiores nas vigotas que são fornecidas sob encomenda), como também para forro ou cobertura (espessura de 8cm - treliças de 8cm) ou piso (espessura de 10cm - também com treliças de 8cm) para vãos de até 5cm, em obras residenciais de pequeno porte.

 
Nervuras de Travamento:

-Tem a função de dar estabilidade lateral às vigotas, travando o painel da laje e aumentando assim a rigidez do conjunto.

No caso de lajes armadas em uma direção, deve-se colocar nervuras secundárias ou de travamento, na direção perpendicular às nervuras principais, quando o vão teórico for superior a 4 m, exigindo no mínimo 2 nervuras se esse vão ultrapassar 6 metros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-Essas nervuras também são indicadas sempre que houver cargas concentradas a distribuir entre as nervuras principais. Nota: Nas lajes pré-fabricadas unidirecionais, as nervuras de travamento ou transversais são indicadas pela sigla (NT) enquanto que as nervuras longitudinais, ou principais são indicadas pela sigla (NL).

Fale conosco

Entre em contato conosco para um orçamento gratuito

Somos uma empresa localizada em Cândido Mota, SP, nós cobrimos Assis e Região.

Áreas cobertas

Florínea

Maracaí

Tarumã

Pedrinhas Paulista

Cândido Mota

Assis

Paraguaçu Paulista

Palmital

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • google+

​© 2015 por Engelajes Indústria e Comércio. Orgulhosamente criado com Wix.com